terça-feira, 3 de agosto de 2010

5a edição do Suburbano em Debate discutiu Free Style com Kamau, Rashid e Projota na Livraria Suburbano Convicto do Bixiga

Texto: Alessandro Buzo
Fotos: Marilda Borges
São Paulo, 02 de Agosto de 2010


5a edição do "Suburbano em Debate"...Mesa sobre Free Style com Projota (da esquerda p/ direita, Kamau, Rashid e Buzo (Mediador)


Kamau


Rashid


Projota

Noite fria de segunda-feira em SP, 02 de Agosto de 2010.
Aconteceu a 5a edição do "Suburbano em Debate", com o tema Free Style.
Para debater a rima do improviso, trouxemos até a Livraria Suburbano Convicto do Bixiga, 3 dos nomes mais conhecidos do Free Style Nacional, Kamau, Rashid e Projota.
O evento começou às 20h, devido a atrazo dos debatedores presos no transito loko de sampa.
Mas casou com o público que só começou a chegar após às 19h30...chegou um, dois, três, dez e no início do debate a casa estava cheia.
Começamos como sempre com os debatedores se apresentando.
Depois dessa primeira sessão, descobrimos que o Kamau conheceu o RAP na Casa do KL Jay, pois era amigo do irmão mais novo dele, o Robson que depois virou DJ Ajamu, o Kamau também era apenas o Marcus.
O Projota e o Rashid achavam que era só eles (no Lauzane Pta) e o Kamau (referência deles) que improvisavam, depois conheceram outro mundo quando começou a batalha que rolava na Olido e viram que tinha "muita gente".
Kamau declarou que passou a rimar fazendo improviso porque queria ser um MC mais completo.
Kamau e Rashid disseram que lançar um disco foi uma forma de "desvicular" do Free Style e mostrar que tinham mais coisa além do Free Style.
Já o Projota disse não ter sentido essa nescessidade, porque não ficou marcado como rimador de improviso.
Sobre "repente" os três concordaram que é diferente, existe um improviso forte, mas em cima de uma estrutura já feita e piadas prontas, diferente do Free Style que é quase tudo só improviso.
Kamau disse que quando começa a repetir "Se ta ligado" é porque não está num bom dia pra improvisar.
Rolou uma sessão de um minuto de Free Style cada, só pra descontrair e fica claro o talento dos três.
Voltamos ao debate, falaram sobre a importância das festas e eventos de FREE Style como a Santa Cruz, Rinha dos Mc's e ainda o Rashid falou da Batalha do Conhecimento, que ele participou recentemente com o Sesc Pinheiros lotado.
O Projota disse que não concorda que pessoas que vão participar de uma batalha, como na Rinha dos Mcs por exemplo, tenham que pagar ingresso pra entrar na casa para então lá dentro se inscrever e ser os "artistas" da noite, mas antes tiveram que pagar pra entrar, citou isso entre os motivos que o levaram a deixar de batalhar.
Todos concordaram que é preciso um "Prêmio" melhor pra quem ganha uma batalha, geralmente são brindes como CD por exemplo.
O Pinguim, produtor da Banda POP "Cine", estava presente e levantou a questão dos MCs tocarem pro publico A, se eles acham válido esse público ouvir e consumir RAP ou se é por moda que eles estão curtindo.
O Projota foi quem melhor explicou, dos muitos que estão ouvindo hoje, uns vão deixar de ouvir, porque não gostavam de verdade e outros vão passar a gostar mesmo e vão ficar.
O Kamau falou, por ser desde o começo da parada (junto com Max B.O.), que não imaginava que um dia estariam "debatendo" sobre Free Style, com um publico que é era mais ali ontem de pessoas interessadas do que propriamente de MC's, que eram poucos entre o público, além de alguns de Free Style, tinha outros mcs de grupo como o Crônica Mendes (A Família), Mano Rogério, Correria e outros.
Quis saber o que o Kamau achou da matéria do Estadão que citou que o Rap estava em crise e na abertura da matéria tem uma foto enorme dele. Kamau disse que o pessoal se apegou na parte que fala de crise, que na verdade não gostou da matéria mais não achou assim tão ofenciva, mas disse ainda que a foto era grande mas de tudo que ele falou, saiu só uma frase no final. Enfim....
Rolou umas risadas quando o Rashid disse que estavam acontecendo várias paradas, ai parou e disse: - Não agora que estamos em crise.
Enfim, foram muitas as idéias e já eram 22h30, fechamos com uma sessão de Free Style dos três da mesa + Mamuti Nus Corre e Zinho Trindade.
Enfim, foi muito válido mais essa edição do "Suburbano em Debate" que venho pra ficar, dia 16/08 tem mais, vamos debater as festas de Hip Hop, com James (Club do Rap), Criolo Doido (Rinha dos Mcs) e Gil Pones (Batalha do Conhecimento), sempre com mediação desse que vos fala, Alessandro Buzo.


5a edição - Suburbano em Debate


Free Style no final, os 3 da mesa (Kamau, Rashid e Projota), mais reforço do Zinho Trindade e Mamuti Nus Corre









Nenhum comentário:

Postar um comentário