domingo, 14 de abril de 2019

HOJE A LIVRARIA SUBURBANO CONVICTO COMPLETA 12 ANOS.


***
Há 12 anos, no dia 14 de Abril de 2007, eu passava pela Rua Nogueira Viotti no Itaim Paulista, caminho entre minha casa e o centro do bairro, a estação de trem, passava por ela quase diariamente. Estava desempregado, já envolvido na cultura, mas não sobrevivendo dela. Sem um real no bolso.
Ainda não tinha trabalhado na TV, nem feito filme nenhum, era só a literatura.
Uma brechó pequeno que tinha lá mudou-se e na garagem uma placa de aluga-se, em cima dela era a casa dos donos do espaço. Bati palmas, a senhora disse que era R$ 200,00 de aluguel e R$ 50,00 de água. Pagando um aluguel cai pra dentro. Disse a ela: - Vou no fim da rua em casa e volto com o dinheiro pra fechar. OK ? Ela disse que aguardava 2 horas.
Chegando em casa comuniquei a família, esposa e sogra, que ia alugar uma pequena garagem, com porta de aço e montar a livraria, breve discussão e minha sogra foi arrumar o dinheiro emprestado, que no dia não tinha nada mesmo.
Voltei lá e nasceu a "LIVRARIA SUBURBANO CONVICTO" a exatos 12 anos. O primeiro acervo era livros meus e outros que tinha em duplicidade ou novos sem autógrafos pra mim, maioria de autores periféricos que a cena tinha crescido, já nascemos sendo a única do país especializada em literatura marginal.
Ficamos no endereço por 3 anos, quando iamos fechar por faltas de vendas, apesar de ótimas lembranças de momentos e eventos, surgiu a sala onde já estamos à 9 anos no Bixiga, estava trampando no prédio (DGT Filmes), quando a sala vagou.
Pensei, estando no centro, pessoas que por 3 anos diziam que iriam lá, no Itaim Pta e nunca foram, agora iriam. De certa forma deu certo, já estamos lá a 9 anos (mudamos durante o carnaval 2010), com altos e baixos.
Já abrimos de segunda a sexta, já tivemos o Sarau Suburbano semanal por anos. No momento só abre em dias de eventos e o Sarau Suburbano é mensal.
Mas nessa comemoração não tão feliz, sérios riscos de fechar as portas em breve, estamos estudando a possibilidade de uma mudança radical e com isso teremos a livraria aberta e com outra fonte de renda além das vendas de livros.
Falta dinheiro pra investir, mas sobra amor ao espaço e vontade de seguir escrevendo está história de resistências, lutas e transformações culturais.
Que 12 anos não seja o fim.
Alessandro Buzo
proprietário

***
Livraria Suburbano Convicto
Rua Treze de Maio, 70 - 2o andar - campainha 3
Bela Vista - São Paulo - SP.
Só abre dias de eventos.
www.agendabuzo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário