domingo, 12 de setembro de 2010

Suburbano em Debate com as Mulheres foi mil grau

Texto: Alessandro Buzo
Fotos: Marilda Borges


As mina não tão de brincadeira

Ontem na Livraria Suburbano Convicto do Bixiga tivemos o orgulho de apresenta a 7a edição do "Suburbano em Debate", convidamos a Lunna (Site Mulheres no Hip Hop), Ornella Rodrigues (escritora) e Elizandra Souza (poetisa e jornalista), debatendo qual o papel da mulher na sociedade, no hip hop e na literatura.
Vai pensando que ta bom ?
Elas chegaram, disseram como resolveu entrar pro hip hop, pra litertura.
Disseram que tiveram que se impor pra não ser só a mina do cara tal, o grupo de rap que abre o show, a back vocal atrás dos manos no palco.
Tivemos uma fala inicial breve, cada uma falou 10 minutos, depois eu perguntei a importancia do BLOG para a Ornella, já que foi o primeiro lugar que ela postou seus textos, ela exclareceu que primeiro publicava no OVERMUNDO e depois fez um blog (www.ornellamaria.blogspot.com) e que foi um marco de início de uma caminhada, disse ser importante divulgar o BLOG senão poucas pessoas vão acessar, além de criar é preciso divulgar.
Pra Elizandra Souza quis saber qual a importância do FANZINE na vida dela (Produziu o MJIBA de 2001 à 2005), ela disse que começou a escrever poemas para publicar no Fanzine, disse que nessa época por carta ela conheceu pessoas de outros estados e bairros de SP, entre eles eu (Alessandro Buzo, que também sou fanzineiro), Sacolinha (hoje também escritor), Dimenor........disse que o ultimo (2005) foi em homenagem ao Preto Jota do Sabedoria de Rua da zona sul de SP que havia acabado de ser assassinado e que isso marcou muito ela e por isso não conseguiu fazer mais o Fanzine. Hoje ela trabalha na Agenda da Periferia, lançou em parceria com o Akins Kinte o livro: Punga. Entre outros corres.
Pra LUNNA, perguntei qual a importancia das mulheres se organizar, se juntar, pra seguir na caminhada e na luta por direitos iguais, fim da violência contra a mulher, etc.....(Lunna tem o Site: www.mulheresnohiphop.com.br , e participa da Frente Nacional das Mulheres no Hip Hop), ela me disse que serão feitos 5 eventos da FRENTE ESTADUAL e 2 encontros da FRENTE NACIONAL, que muita coisa vem por ai.
Antes de começar o debate, conheci a Cassie Owens que chegou mais cedo para me entrevistar, ela fala portugues, mas é americana da Filadelpia, falei da literatura periferica pra ela, aliás ela leu "todos" os meus livros e muito na internet, sabia coisas que eu disse em outras entrevistas, estava super bem preparada.
Mas voltemos ao debate, quis saber dela como era o 11 de setembro (pois ontem era 11 de setembro e fazia 9 anos que as torres cairam), ela respondeu que era muito difícil, muita dor, que ela mora entre Washington e Nova York, era dificil, disse ainda que muitos americanos não sabiam que eram tão odiados por pessoas de outros continentes, que nem todo mundo sabe claramente o mal que o governo americano causa pelo planeta, que pra muitos foi o 11 de setembro que fez "cair a ficha" sobre o quanto eles são Odiados e que isso é muito ruim. Falou ainda sobre o Osama Bin Laden ter sido treinado pelo governo americano, sobre o OBAMA, que quando ele ganhou foi um dia muito feliz (ela é negra), mas foi quando ela viu o povo cantando o hino nacional não porque ia ter uma partida esportiva e sim porque queria cantar, mas que na verdade depois dessa euforia, ela não via ele assim tão negão, que ele foi meio que criado longe do povo, mas sua mulher sim era uma negra de luta e das ruas. Mas que não era uma critica ao presidente e sim um sentimento dela.
Era falou ainda que se incomoda com o RAP americano (ela sabia que eu falo que não gosto de rap gringo) que chega aqui e em outros países, só lixo, que ainda tem muito RAP POLITIZADO por lá, mas não são os que ganham milhões.
Depois de tudo isso quis saber se ela rimava, ela disse que cantava em coral de igreja e levou uma música (em inglés) que ela canta desde criança, emocionou a todos.
A DJ SIMONE também fez uma fala, uma amiga (me foge o nome) da NAÇÃO HIP HOP também falou, as convidadas responderam algumas perguntas do público, por exemplo se tinham alguma ligação com trabalhos pra jovens mulheres da Fundação Casa feminina, ela responderam a todas perguntas, a Elizandra declamou uma poesia e pra fechar fizemos uma foto desse momento único, quem não foi perdeu.
Até o proximo "Suburbano em Debate" e lembrando que esse foi o segundo de seis atividades da 1a Maratona Cultural e que hoje, domingo....teremos 5X Favela, Cacá Diegues e outros diretores do filme no CINE SUBURBANO ESPECIAL, 17h no Espaço Suburbano Convicto da Casa de Cultura do Itaim Paulista.
Segunda tem AlIADO G falando de política, terça SARAU no Bixiga e sexta (17/09) SARAU SUBURBANO no Bixiga, tudo nosso !!!! Tudo gratís !!!!!
Porque a rapa toda já sabe: - Nóis capota mais num breka.

Alessandro Buzo
Suburbano Convicto Produções
www.buzo.com.br



Livraria Suburbano Convicto
Rua 13 de Maio, 70 - 2o andar
Bixiga
(11) 2569-9151
www.livrariasuburbanoconvicto.blogspot.com
suburbanoconvicto@hotmail.com


Suburbano em Debate, tema: Mulheres no Hip Hop e na Literatura


Nóis q ta




Os mano tão comprando livros


Alessandro Buzo e Cassie Owens


LUNNA


Ornella e Elizandra Souza


Cassie Owens entrevista Alessandro Buzo

**** Ver a Elizandra chorar ao falar de Hip Hop não tem preço.....

Um comentário:

  1. Tudo muito bom, varias ideias, muita troca de experiencias...
    Obrigado Buzo e Marilda por proporcionarem uma tarde tão preciosa...

    Tamu juntos amigos

    Lunna
    www.mulheresnohiphop.com.br

    ResponderExcluir