quarta-feira, 21 de abril de 2010

Suburbano em Debate, terceira edição teve casa cheia......

Texto: Alessandro Buzo
Fotos: Marilda Borges


Eleilson Leite, Alexandre de Maio e Freitas

Nesta terça (20/04/10), aconteceu na Livraria Suburbano Convicto do Bixiga a terceira edição da atividade “Suburbano em Debate”, que discutiu a mídia do Hip Hop com Alexandre de Maio (ex-Revista Rap Brasil e hoje no Catraca Livre), Freitas (site Radar Urbano) e Eleilson Leite (Agenda da Periferia).
O tema rendeu e com certeza falaremos mais sobre isso em outra oportunidade, com novos convidados.
O Freitas iniciou sua fala dizendo que nunca foi fácil trabalhar com o Rap Nacional, por falta de uma assessoria de imprensa da grande maioria dos grupos, que não possuem um release, uma foto de divulgação e as vezes nem um email.
Alexandre de Maio destacou o fim da circulação das revistas nas bancas (Rap Brasil, Rap Newu, Graffiti, Cultura Hip Hop), como reflexo da dificuldade em obter uma boa vendagem, apesar de serem muitas vezes o único documento impresso de 10 anos de Hip Hop, de 1999 à 2009.
Explicou que uma revista com circulação nacional custa entre impresso, jornalistas e distribuição, cerca de 40 mil reais, um alto investimento que se não retorna nas bancas, são tiradas de circulação, ficando as Caras, Vejas da vida.
Depois Eleison Leite nos contou porque surgiu a “Agenda da Periferia”, sua importância.
De novo ele disse (Freitas já havia destacado) que na sessão HIP HOP da Agenda é a mais complicada de fazer.
Porque aparece muitos eventos de RAP, mas que seja de HIP HOP (pelo menos dois elementos), são poucos e ainda pecam pela falta de uma release de divulgação da atividade ou do show.
Fica claro que muita gente confunde RAP com Hip Hop, Rap é a música que o MC canta, ou rima. Mas Hip Hop são 4 elementos (MC, Break, DJ e Graffiti), sem contar o quinto elemento, o conhecimento (livros e filmes), que Eleilson também destacou.
Alexandre de Maio passou numeros, foram em 10 anos, 180 revistas nas bancas, só duas delas destinadas com exclusividade à Dança de Rua, ficando claro a fala do Freitas, que o Break é um dos elementos mais prejudicados pela mídia do Hip Hop.
Eleilson afirmou que não existe, de fato, uma mídia do Hip Hop, o que existe são sites destinados a cultura, mas não vivem do Hip Hop, não podendo dar exclusividade a esse trabalho de imprensa.
Gil (centralhh.com.br) disse que a mídia do Hip Hop não é especialidade em Hip Hop, Alexandre de Maio, contestou dizendo que o que o Bocada Forte por exemplo faz é especializada, enfim.....rendeu.
O evento rolou até 21h30 e o bate papo informal depois passou das 22h e no bocote até 23h.
Uma coisa é certa, o tema “mídia do Hip Hop” vai ter que trazer outros convidados e seguir no debate, para evoluir sempre.
Outro destaque foi o público, a livraria ficou lotada, de militantes, rappers e representante de outros sites como Rapevolusom, PerRappers, Real Hip Hop entre outros.
Suburbano em Debate se mostra em apenas três edições, uma atividade que venho pra ficar. Com muita importancia para juntos, pensarmos o futuro do Hip Hop, da Literatura Marginal e da cultura periferica em geral.
Não perca as proximas edições...........

Alessandro Buzo (mediador)
Suburbano Convicto Produções
www.buzo.com.br
www.encontrocomoautor.blogspot.com
suburbanoconvicto@hotmail.com
Twitter: @Alessandrobuzo


Alexandre de Maio do Site Catraca Livre


Freitas do Radar Urbano


Eleilson Leite da Agenda da Periferia




Colou mano do Rio de Janeiro


Literatura Periferica


Buzo é o mediador


Suburbano em Debate


A Livraria ficou lotada

Livraria Suburbano Convicto
Rua 13 de Maio, 70 - 2o and - Bixiga
(11) 2569-9151
www.livrariasuburbanoconvicto.blogspot.com
www.encontrocomoautor.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário